Iii

Presente e futuro.

Depois de conquistas importantes para obterem melhor qualidade de vida, os moradores da comunidade agora planejam seu futuro.  Com o auxílio do coletivo de arquitetura e engenharia Trena e a ONG Terra de Direitos, a busca pela regularização total de todos seus direitos continua.

Apesar de todos os avanços, ainda existem aspectos a serem resolvidos como: a ligação elétrica regular de todas as casas, a reforma e construção das moradias em alvenaria e as ligações individuais de água e esgoto.

A questão do material reciclável armazenado em frente as casas também é um problema a ser resolvido, a Associação de Catadores e Catadoras da Sociedade Barracão está tentando participar do programa Eco-cidadão da Prefeitura Municipal de Curitiba.

O programa iria ajudar a resolver essa situação e também facilitaria o trabalho dos moradores em geral. Atualmente a Associação se organiza cada vez mais para atingir seus objetivos, contando com reuniões frequentes, cargos estipulados para cada membro e também com regimento interno.

Vontade para melhorar é o que não falta para essas pessoas, que vivem em situação de vulnerabilidade social praticamente a vida inteira. A batalha diária que cada um enfrenta é algo que torna a vida dos moradores desta comunidade muito difícil. Mas apesar de tudo, eles enfrentam os desafios de cabeça erguida e com um sorriso no rosto. Esse é o pessoal da Sociedade Barracão.

AS MORADIAS

COLABORADORES

TERRA DE DIREITOS

A conquista pelo direito à moradia e as outras batalhas pela melhoria da vida de todos na comunidade só foi alcançada com a ajuda de terceiros que se foram sensibilizadas pela causa e foram atrás de meios para isso acontecer. A ONG Terra de direitos, prestou suporte jurídico durante grande parte da trajetória e ainda atua para mudar a realidade dos moradores da sociedade barracão.

ASSEMA

A Associação Espiritualista Mensageiros de Aruanda – ASSEMA fica localizada a cerca de 50 metros da Sociedade Barracão. Seu presidente, Marco Boeing, se tornou uma grande parceiro da comunidade, os ajudando de diferentes maneiras. O espaço já serviu para local de reunião da Associação dos Catadores e Catadoras e para outros eventos dos moradores.

COLETIVO TRENA

O papel do coletivo de arquitetura e engenharia Trena tem ajudado na construção e planejamento das moradias da Sociedade Barracão. Desde o início de sua atuação houve nítida melhora nas estruturas de algumas casas da comunidade. Também visando ajudar na questão de infra-estrutura, seus integrantes realizaram algumas campanhas visando arrecadar fundos e alguns materiais para a reforma das áreas comuns da Barracão, como as calçadas e a rua interna que corta o terreno.